baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

quarta-feira, junho 28, 2006

o pano















Cá estão as fotos do nosso Baguinho de Arroz no pano. Nas fotos apenas mostro um dos nós que se pode fazer, conforme os bebés vão crescendo, vamos mudando a forma como os transportamos. Este é o que acho que aconchega mais. Até agora estou a adorar, dá um jeitão e como já tinha comentado, para ter as mãos livres para levar coisas tem sido do melhor. Quando vou sair e levo muitas coisas nas mãos, puxo a parte que está a apoiar as costinhas dela e cubro também a cabecita para ficar apoiada, e lá vamos nós. Até já dei um "trambolhão" com ela no pano, com sacos nas mãos, mochila às costas e quando olhei para ela para ver se se tinha assustado, nada, olhou para mim muito tranquilamente tipo a pensar "tás sentada, já chegámos, foi mais rápido hoje".

Até correu bem

Iniciámos no domingo as papas. Pela primeira vez a Lara ia experimentar algo que não seja o leitinho. No início estranhou, ficou a olhar para mim e a fazer uns movimentos com a boca e a tirar a língua de fora. Mas colher a colher as coisas foram ficando melhores. Estava à espera de um grande aparato de papa à volta dela, mas não, apenas sujou um pouco o babete, mas nada de especial. Eventualmente ao fim de pouco tempo começou a reclamar. Agora já percebi que não pode ter muita fome, porque a papa sacia mais lentamente do que o leite e ela tem pouca paciência para esperar. Também tem pouca paciência para estar no mesmo sítio muito tempo, por isso temos de a mudar de posição para não se aborrecer. Mas já com o leite é o mesmo. Também já quer estar mais na posição sentada do que deitada, vá-se lá entender um "piolhico" de 4 meses, já deve pensar que é gente grande. Mas não é só a comer, ela deve achar que as vistas são melhores se estiver na posição sentada, por isso até gosta bastante de estar na espreguiçadeira, mas prefere estar num local mais alto, ao colo quando estou à mesa, fica toda contente a observar as pessoas a comer, conversar, a movimentar-se. Então, enquanto estou a comer fica na espreguiçadeira, assim que acabo, sento-a no meu colo. Isso é que é ver a Lara feliz por estar ao nível dos adultos. Assim pode observar tudo muito bem.
Cada dia que passa a aceitação da papa fica cada vez melhor. Come quase tudo o que faço (150 ml de água) e aquele movimento da língua está a desaparecer. Juro que pensei que fosse mais difícil iniciar um bebé nos sólidos, mas ainda só passaram 3 dias. Mas eu também não sou exemplo, a Lara é o primeiro bebé a quem dou comida, por isso só tenho referências das mamãs que por aqui passam e que eu visito os cantinhos delas. Obrigado pelos vossos conselhos e dicas. Foram muito úteis.

sexta-feira, junho 23, 2006

porquê

Quando tomei a decisão de criar um blog para escrever coisas sobre o meu Baguinho de Arroz, ponderei bastante. Se bem que daqui a uns anos vai ser interessante rever o que escrevi sobre a minha gravidez e sobre a Lara. Mas há a parte sinistra deste mundo dos blogs que temos de saber que existe. "Pessoas" más que são capazes de coisas que vão para além da nossa imaginação. Tive de pensar bastante e decidir se valeria a pena expor a minha filha ao mundo. Talvez muita gente viesse ler o que dizemos, ver as fotos... A decisão não foi fácil, mas cá estamos já a algum tempo. Tenho tido o cuidado de apenas mostrar fotos dela inócuas, e tentar não dar muitas referências sobre os locais por onde andamos habitualmente. Este é o mundo que temos, e deixa-me profundamente triste que tenhamos de ter estes tipos de cuidados.
Além disso haveria os comentários. Cada pessoa que visita o nosso cantinho, poderia deixar a sua opinião. Estaríamos assim expostos a comentários de pessoas menos correctas. Embora este seja um blog escrito por mim e tenho direito ás minhas opiniões, mas não me passaria pela cabeça, ofender escolhas, opções, estilos de pessoas que não tenham a mesma opinião que eu. Se bem que este também não é um blog vocacionado para a crítica.
Por que raio me lembrei disto agora?! Vou explicar.
Esta semana, no meu passeio pelos blogs de mamãs amigas, fui dar com
isto. Parece que há quem me considere "patética, roçando o ridículo". Concerteza que fiquei chateada. Mas é obvio que todos têm direito à sua opinião. Fiquei triste com o que li. Pois revelou muita frieza e colocou no mesmo saco, pessoas que são tão diferentes umas das outras e que merecem respeito nas escolhas e opções que fazem nas suas vidas. Ter um blog muitas vezes ajuda a deitar cá para fora receios e medos que podem ser atenuados por uma palavra amiga, mesmo que seja de alguém que não se conhece fisicamente. Além disto, a troca de experiências entre mães ajuda a que se fique mais confiante, pois já ouvimos falar das situações antes e já sabemos como agir. Este é apenas um aspecto, mas haverá mais. Nem que o blog seja simplesmente um registo para mais tarde recordar. Cada um terá as suas razões e cada um escolherá o nível de exposição que quer ter ou a que quer submeter os seus filhos.
A autora do blog em questão, fez questão de dizer ao mundo o que achava de nós, mães que têm blogs sobre os filhos. Também tem ideia semelhante quando às mães que são inférteis, que felizmente não é o meu caso, mas a essas já não as acha ridículas.
Se já isto era mau, o que dizer da "avalanche" de ofensas que se seguiram. As tais pessoas que devem ter ficado muito ofendidas com a opinião, como bons exemplares de Humanos que devem ser, começaram com insultos e ameaças que, exagerando e utilizando uma palavra na moda, parecia um atentado
terrorista. Ali as "pessoas" revelaram o que pior tinham de si.
Isto deixa-me a pensar, que raio de Mundo este onde vim colocar a minha Lara. Não tinha pensado nisso antes? Tinha. Mas eu sou optimista, e tinha esperança na Humanidade. Mas os Humanos têm a capacidade de expelir tanto fel por tão pouco... Ser tão maus para com os da mesma espécie... E nem é preciso recuar até ao Holocausto. Observem as mães e pais tresloucados, no trânsito, todos os dias, a serpentear por entre os outros automóveis, com os seus
bólides topo de gama, pondo em perigo a vida deles e dos outros. E se repararmos, têm os autocolantes no vidro de trás para nos alertar que não são só as vidas de adultos que vão ali, também vão ali crianças, que caso sobrevivam aos pais que têm, irão ter como exemplo o que viram a vida toda: aqueles adultos que são seus pais.

terça-feira, junho 20, 2006

semana atribulada

A Lara esteve a semana passada novamente doentinha. Voltámos à dieta, ou seja, leite sem lactose. Mas desta vez já sabia o que fazer, por isso a recuperação foi mais rápida e mais fácil. Agora já está melhor. Sim, melhor. Porque eu acho que os cocós dela não voltaram a ser como dantes. Será que vêm aí os dentinhos? Tenho andado a espreitar e vejo umas manchinhas brancas na gengiva de baixo. E hoje parece que já há uns altinhos. Na realidade tem andado com a língua quase de fora a "massajar" as gengivas. E hoje aprendeu um truque novo, puxar o lábio de baixo para ajudar a aflição que sente. Já ouviram falar de um medicamento para colocar e aliviar o desconforto dos dentinhos a nascer? Já me disseram que na farmácia existe um gel, mas será para bebés tão pequenos? Confesso que estou muito mal preparada para esta crise dos dentes. Tenho que me documentar...
É incrivel como tenho pouco tempo para vir aqui dar noticias e mais ainda, ler os cantinhos das minhas amiguinhas virtuais. A net na casa da minha mãe não é banda larga, daí, além do "balurdio" ao fim do mês na conta de telefone, não consigo fazer nada de jeito com a lentidão que é para abrir uma página. Só tenho estes bocadinhos, marido a ver tv (ou melhor, a dormir no sofá) e filha na caminha a dormir que nem um anjinho.
No próximo sabado o Baguinho de Arroz vai fazer 4 mesitos. Vamos iniciar a fase das papas. Voçês mamãs experientes têm algum conselho? Esta vai ser a primeira vez que vou dar de comer a um bebé, vai ser lindo...a primeira vez para as duas. Uma dúvida parva minha...É necessário esterilizar a colher e o pratinho? Eu ainda esterilizo os biberões do leite. Mas as coisas da pápa ainda não ouvi nada sobre isso. Que acham? Bem, dúvidas que me assolam, uma vez mais, tenho que me documentar....

quarta-feira, junho 07, 2006

3 meses, uma semana e 3 dias

Tantas coisas se passaram e parece que foi ontem que acariciava a minha barriga, ansiosa para conhecer o meu Baguinho de Arroz. Agora que já a tenho nos meus braços parece que o tempo voa e não tenho tempo de registar todos os segundos da vida dela. Parece que cada minuto faz algo diferente, um sorriso, um olhar diferente...Apetece pegar na máquina e registar para sempre esses pequenos marcos de uma vida nova que se desenrola à nossa frente.
Não sei se já tinha dito, mas nunca fui uma "típica" rapariga. O único bebé com que realmente estou a interagir, é realmente a minha Lara. O que para outras mães pode ser óbvio, para mim não é bem assim. Um exemplo. A Lara já se vira de lado sozinha e costuma estar a tentar virar-se de barriga para baixo, mas só ainda conseguiu uma vez e ainda faltou resolver o problema de ter um braço debaixo dela...não o conseguia tirar. Bem, temos de vez em quando colocado a Lara de barriga para baixo, o que ela gosta bastante mas este fim de semana começou a fazer força nas pernas como se já fosse para gatinhar. Até se ergueu um pouquito. Pensamento meu, logo verbalizado: Se calhar já falta pouco para começar a gatinhar! Fui ler a um livro que tenho cá em casa e ... troll.....os bebés só começam a gatinhar aos 9 meses. Realmente há coisas que me ultrapassam....pobre Lara, com 3 meses e a mãe dela a pensar que daqui a pouco já gatinhava....
Em todo o caso parece que todos os dias acontecem coisas, ela está a crescer, a observar o Mundo que a rodeia com uns olhicos curiosos e eu parece que não consigo absorver tudo o que queria. Tenho estado demasiado cansada. Só me apetece dormir. E quando consigo, parece sempre que tive um sono leve, volátil....Mas queixo-me do quê? Há mães que não têm qualquer ajuda de ninguém e estão bem. Como é que elas conseguem? Se estou em casa sozinha com a Lara, quase não tenho hipótese de fazer nada. Durante o dia dorme uma ou duas horas de cada vez e quando está acordada tem de me ter sempre por perto. Não gosta de estar sozinha (pensando bem, ninguém gosta). Mas isso faz com que a minha casa esteja um caos. E eu entre em stress por causa disso. Até tenho tido uns episódios de tonturas que me assustaram um pouco.
Temos tido uma rotina diária que só foi interrompida quando o H. tenho de licença de casamento [breves dias :-( ]
A Lara bebe o 1º biberão entre as 6 e as 7h30 (depende da fome e do sono dela). Depois voltamos a dormir as duas e ela acorda para comer entre as 10 e as 11h30. Mudo-lhe a fralda e preparo-a para sair. Coloco-a na minha cama e enquanto vou à cozinha, buscar as coisas dela para levar, tenho de ir gritando "já vou, a mãe vai já". Pois a Lara começa com "nhec, nhec, nhec, nhec, AAAIIII!!!!" detesta estar sozinha :-s
Coloco-a no pano, que ela já parece reconhecer, pego nas tralhas e aí vamos nós. Ir de carro até à casa da minha mãe. É perto, uns 10-15 min. Lá, já o almoço está quase pronto e é só almoçar.
Durante a tarde, só faço biberões, fraldas, e afazeres de Lara. Podia aí aproveitar para descansar um pouco o meu cérebro e tentar dormir um pouco. É claro que a Lara está bem entregue se eu quiser dormir, mas acontece que não consigo, tenho os sentidos de tal maneira alerta que qualquer som que ela faça na sala, eu no quarto acordo. Era suposto estar descansada, está bem entregue, mas não consigo. Talvez só vá dormir verdadeiramente bem, um dia que ela saia de casa. Mas ainda falta uns anos. Á noite, quando o H. chega, voltamos para casa, jantamos e está quase na hora da Lara comer e ir dormir, entre as 22 e as 23. Como se prova, o meu dia até é bastante simples. Então porque raio ando tão cansada?!
Entretanto tenho de me preparar para ir trabalhar. É só no final de Julho, mas deixar a Lara é uma coisa que me angustia um pouco. Sei que é um sentimento estúpido, até porque ela vai ficar com alguém de confiança. É a filha da senhora que foi a minha ama.
Por um lado apetece-me voltar à rotina do trabalho, até porque gosto bastante daquilo que faço. Mas por outro lado, deixar a minha filha o dia todo noutro local que não seja junto a mim, deixa-me muito angustiada. Embora saiba que é parvo, tenho a sensação de que só eu é que sei o que a Lara quer e o que quer dizer com cada gesto, com cada sorriso, cada choro, cada sonzinho que faz. Parece que só eu é que estou atenta e dou importâncias aos sinais que vai dando; se está contente, se está triste, se quer um miminho, se tem sede, se dói a barriga....Meu Deus, dói tanto pensar que é outra pessoa que vai assistir aos pequenos progressos da vida da Lara. Durante a semana, as horas que vamos estar com ela, é muito ao fim da tarde e de noite. Só nos vai restar os fins-de-semana e as férias. Agora que sou mãe, quando for trabalhar, vou ter de tentar sair a horas decentes. É que na empresa onde trabalho, as chefias ignoram o facto de existir vida para além da empresa e que a hora a que saímos nem sempre era a mais adequada a quem tem filhos. Mas espero que isso mude. Mudar de empresa nos tempos que correm não está fácil.
Chega por hoje. O testamento já vai grande. Tenho muito para dizer mas convêm despejar as coisas aos poucos, para não enjoar eventuais leitores.

terça-feira, junho 06, 2006

Obrigado

Lembram-se da espreguiçadeira onde ás vezes tiro as fotos à Lara?! Pois é! Foi uma prenda dos meus colegas de trabalho.




















E hoje recebi o postalito assinado por todos. Com a seguinte dedicatória:
"O nascimento de um bebé é a forma que a Mãe Natureza encontra para nos conceder outra oportunidade na Terra"
Cá está ele:















Em nome da Lara queria agradecer a prenda que tão jeito deu e que ela gostou bastante.
Aqui fica o obrigado a:
Ana (É ela que costuma ter estas boas ideias)
Lídia, Luísa, Mário, Pedro S., Paulo, David, Fernando, Zé Manel, Pedro A., Manel, Julio, José C., Claudino, António V. e também à Adorinda[não é bem da nossa empresa mas é fixe :-)]


quinta-feira, junho 01, 2006

A melhorar

Olá a todos. Venho dar notícias sobre o nosso Baguinho de Arroz. Pois está a melhorar. Mas só hoje é que notei um regular funcionamento da barriguita dela. Parece estar a estabilizar. Ela continua sempre bem disposta e sem febre. E finalmente parece que está a gostar um pouquinho mais de água. Mas agora já estou mais satisfeita. Já está melhor :-)
Obrigado pelas palavras carinhosas e pelas dicas. Realmente parece que há pouco a fazer nestes casos e com bebés tão pequenos.
Na Quarta-Feira fomos ao Hospital à consulta de rotina de Ortopedia, por causa de um "click" na anca da Lara, que se descobriu à nascença, e que afinal parece que foi falso alarme. Mas em todo o caso a médica quis voltar a vê-la porque, segundo ela, os bebés pélvicos necessitam de uma vigilância, uma vez que estiveram sentados na barriga da mãe durante algum tempo. Mas para nosso azar, a médica fez greve. Logo no dia em que era a nossa consulta. Bem, ela tem esse direito. E além disso os casos graves ou inadiáveis eram encaminhados para outro médico. Enfim. Agora há que esperar que marquem nova consulta.
Aproveitámos e fomos fazer uma visitinha à Rute, conhece-la pessoalmente e desejar-lhe uma horinha pequenina. Acontece que ela trabalha perto da minha casa. E gostei muito de conhece-la. Muito simpática. E já tem um barrigão que lhe fica muito bem. Foi uma visita muito rápida, estava um calor tremendo e a Lara impaciente com sono e calor. Nem pude demonstrar o quanto a minha menina é simpática.
Levava a Lara no pano cujas fotos gostava de colocar aqui, mas o nosso computador não está nas melhores condições :-( Mas fica aqui o local onde podem ver como é e se quiserem adquirir um. A Lara adora, fica logo a dormir. É uma boa solução para quem mora num 3º andar, sem elevador e tem de sair de casa cheia de tralha e uma menina.