baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

domingo, dezembro 31, 2006

Feliz 2007

Desejamos a todos os nossos visitantes um FELIZ 2007. 
Que vos traga tudo o que desejam.


São os votos da Lara, Sandra e Hugo.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Natal

Este foi um Natal muito atarefado e não tão bom como deveria. A noite de 24 deitámo-nos tarde, como já seria de esperar. A Lara não achou muita piada ao Natal. Gostou dos embrulhos e dos laços, mas a verdade é que só recebeu 2 brinquedos e o resto foi roupa. Gostou dos brinquedos que recebeu e brincou com eles de imediato. Estes foram dias cansativos e a Lara estranhou e ficou um pouco mais rabugenta que o costume. Fizemos ainda alguns quilómetros de carro o que deu para ela dormir 1hora e meia de cada vez.A conclusão triste destes dias é o facto de o nosso Baguinho de Arroz ficar insuportável para dormir. Se já não era fácil, estes dois dias foi mesmo mau. Até que chegamos à noite de 25 para 26 de Dezembro. A Lara não queria dormir nem por nada, lutava contra o sono com todas as suas forças e berrava. Já não era choro, era berrar mesmo. Mesmo ao colo do pai, a passear pelo quarto (costuma resultar), nada a fazia parar. Quando finalmente acalmou, colocámo-la na cama dela e tentámos dormir. Passado pouco tempo, choro de novo. Claro que fraca como sou peguei nela ao colo, trouxe para nossa cama, acalmei-a e deitei-a um pouco a meu lado. O objectivo é voltar a colocá-la na cama passado pouco tempo. Confesso faço isso muitas vezes, sim levo-a para junto de mim para adormecer e depois volto a coloca-la na cama dela.Bem acontece que as 4 e meia da manhã, acordo com um estrondo. Adormeci e ela caiu da minha cama. A cama é alta +/- 70cm. Grande choro, pânico meu, peguei nela, verifiquei se estava tudo a funcionar, bracinhos, pernitas....Parecia estar tudo bem. E procurei galos na cabeça, reparei num galo à frente junto à fontanela. Ela berrava, esperneava, mas continuava a ter sono, porque tinha caído a dormir. Portanto aquela regra de ver se fica sonolenta não ia resultar porque ela voltou a dormir como já estava antes. Deitei-a desta vez entre nós e fiquei acordada para ver como estava. Não vomitou, respirava bem, parecia-me normal, só com um galo a mais. De manhã acordou com a genica do costume, bebeu o leitinho todo e quando acabou de beber reparei que tinha sangrado do nariz durante a noite. Já estava seco. Mexi-lhe no nariz e não se queixou, e aí fiquei preocupada, podia ter sido algo lá dentro que estivesse mal. Liguei para a Pediatra e em principio disseram-me que não seria nada de grave, que era melhor não levar ao hospital pois lá só se apanha doenças e nestes casos a observação é o mais importante. Verificar alterações à rotina e comportamento dela, se vomita, se fica mais sonolenta, postrada. Se não tiver nada disso, não vale a pena ir a correr para o hospital. Também já tinha lido algo do género e parece que fiz a melhor opção. E fiquei em casa ontem, não larguei o meu Baguinho de Arroz e parece bem hoje.Não consigo deixar de me sentir a pior criatura do mundo. Eu que me deixei dormir com o bebé ao lado. Para o caso de leres este post um dia: “Desculpa filha :-( desculpa”

Feliz Natal a todos

Têm sido dias complicados e nem tive tempo de passar por aqui e desejar a todos um Feliz Natal. Vem atrasado mas vem directamente do meu coração. :-)

segunda-feira, dezembro 11, 2006

9 mesinhos de uma vidinha gira

Eis que ao final de 9 meses e meio, nasceram os primeiros dentinhos ao nosso Baguinho de Arroz.
Na sexta-feira (dia 8) estávamos à janela da varanda, a ver as árvores com as folhas a mexer (ela adora) e como ela exclama com felicidade AH!! com a boquita aberta, eis o meu espanto e vejo um rectangulozito na gengiva do lado direito. Pois é J !! é o primeiro dentinho. Fizemos uma grande festa, eu e o H. e ela ficou com aquele ar de “afinal estão tão contentes porquê”. Em vão tentámos que a boquita se abrisse o tempo suficiente para contemplarmos devidamente a novidade. Tentámos quase em vão tirar uma foto para documentar, mas não ficou nada de jeito. Que pais estes!! Deve ter pensado ela, a tirar fotos a dentes. É assim a vida.
E ontem quando tentei espreitar novamente, reparei que o outro do lado também já está a nascer. Ainda é só uma bolinha, mas também já está a romper a gengiva.
Quanto a sintomas, tem andado um pouco mais queixosa mas nada de febres altas. Os cocós estão bastante mais ácidos, o que faz com que ela esteja um pouquito mais assadita. Isso é que é pena, pois não costuma ter esse tipo de problemas, pelo menos até agora.
Continua uma bebé muito bem disposta, come muito bem, só está é um pouco magrita (na minha opinião). Como na última pesagem ela se manteve no percentil 10, é suposto não me preocupar. Até porque ela come bem segundo a opinião da pediatra. Tem sido assim:
Pequeno-almoço: 240ml de leite
Almoço: sopinha com carne (vitela, frango, peru ou borrego) e uma peça de fruta (adora manga e banana) mas também gosta de maçã, pêra, pêssego, melão, meloa e a última que experimentou e gostou foi nectarina.
Lanche: Papa. Tem de ser das marcas Milupa ou Nitribém se for outra nem vale a pena tentar. Iogurte não gosta muito, foi difícil dar-lhe, nem misturado com fruta e bolacha. Vou voltar a tentar daqui a uns tempos.
Jantar: Sopinha com peixe (ela não gosta muito) e uma peça de fruta.
Durante o dia eventualmente a ama dá-lhe uma bolachinha ou um quarto de maçã ou pêra para ela ir comendo, ou uma côdea de pão.
Até à um tempo dava-mos-lhe leitinho à noite, por volta da meia-noite. Mas ela deixava de querer tomar o leite ao pequeno-almoço. A pediatra disse para deixarmos de dar o biberão da noite porque era mais importante o da manhã. E agora tem sido assim e está a correr tudo bem.
Já se aguenta muito tempo em pé, e já dá uns passinhos de lado encostada ao sofá ou à mesinha de centro da sala. Mas ela gosta mesmo é de agarrar as nossas mãos, colocar-se de pé e “dançar”. Nem é preciso musica. Fica mesmo contente a balançar para cima e para baixo, flectindo as pernas e esticando podo-se de pé novamente.
Adora puxar cabelos, normalmente é os que apanha, mas os meus como são compridos, pendura-se literalmente. Ao pai, quando ele está no sofá, é vê-la a gatinhar em direcção a ele e delicia-se a puxar.
Adora ver quadros pendurados nas paredes e fotografias que estejam nas prateleiras dos móveis.
Na televisão ADORA o Noddy, pois é, delira com a musica inicial, mas os episódios são só dois que vê, mais por minha culpa confesso. Porque eu canto as musicas que o Noddy canta e ela lá deve ter associado. E de bonecos não gosta de mais nada, só dos “parabéns do Panda”. E eu que gosto tanto do Ruca... Depois, de televisão gosta de coisas estranhas, por exemplo, os separadores da SicComédia, aqueles das bolinhas. Pára tudo o que está a fazer e fica contentíssima a olhar para a televisão. Gosta também dos separadores da RTP.
Já faz aquelas gracinhas próprias da idade, tipo “onde está a Larita?” e ela aponta para ela própria. Se começamos a cantar “a galinha põe o ovo...” ela estica logo o dedito. Palminhas faz, mas as mãozitas ainda não ficam muito abertas, mas já faz.
Ultimamente tem uma mania nova, está sempre a apontar para tudo. Aponta e diz “aahhh”.
Conhece toda a gente excepto a mãe. Se perguntarmos onde está o pai, olha logo para ele. O avô da cachopa (o meu pai chama-lhe cachopa, cachopita) também olha para ele, etc. A mãe onde está . “?” não olha para lado nenhum. Bolas. Também queria. Em compensação é comigo que ela fica mais descontente quando me ausento, ou seja fica a berrar ou a chorar se saio do mesmo compartimento onde ela está.
“Falar” limita-se por enquanto a tentar repetir aquilo que dizemos e o melhor até agora foi o “tátá” (já está). Sozinha emite vários vocábulos, mãmãmã, pápápá, tátátá, enfim os habituais dos bebés, e repete-os alto e bom som e várias vezes seguidas e em diversas tonalidades.
Já se entretém bastante tempo a brincar no “espacinho” dela, com os brinquedos, livros. Comprámos uma mesa de actividades com um piano simples, mas que faz também umas musicas sozinho, e emite sons variados, carregando em diversos botões. Parece que gosta bastante de musica. Apesar de todos os brinquedos que tem, ainda se mantém a sua predilecção por telemóveis, comando da tv, rolo de papel de cozinha (sim é verdade) e fios, especialmente os eléctricos. No geral, tudo aquilo que não pode mexer ela adora. Ultimamente deu uma nova utilização ao comando, colocou-o na cabeça e disse “aahhh”. Como nos vê a falar ao telefone, lá achou que aquilo era também para o mesmo.
No adormecer estamos na mesma, uma grande dificuldade. Tentamos aquieta-la ao colo e quando já está mais sonolenta, colocamos na caminha dela. Não é o ideal mas para já está assim. (tem sido o H. ele tem jeito para a acalmar). Já fiz um post bem grande anteriormente sobre os rituais de sono da Lara e para já não há grandes novidades desde aí.
A dormir assume as posições mais estranhas, a mais comum é de rabito espetado. Destapa-se imenso porque se mexe bastante e temos de lá ir tapa-la várias vezes por noite.
Bem para já é tudo, é quase impossível lembrar-me de tudo, mas gostava de registar o mais possível para mais tarde recordar. Há todo um mundo de coisas novas para ela descobrir, e tão bom fazer parte desta vidinha linda que se vai desenrolando perante os meus olhos. Adoro-te filha.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

frutinha


Pegamos no nosso Baguinho de Arroz, damos-lhe um pratinho de fruta e uma colherzinha e o que se obtém? Uma foto como esta... :-) Prato virado ao contrário, fruta por todo lado e uma carinha inocente de quem acha que está tudo a correr muito bem....e está, está tudo muito bem... :-)