baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

segunda-feira, abril 30, 2007

Primeiras noites

Este fim de semana aproveitámos no sábado para iniciar o nosso Baguinho de Arroz na “arte” de dormir no próprio quarto sozinha.
Fazendo uma retrospectiva, até à pouco tempo vivíamos numa casa onde não havia qualquer hipóteses de ter um quarto para a Lara (bem...tínhamos a cozinha, a sala, a casa de banho...mas não achamos serem hipóteses viáveis). Então a nossa menina sempre dormiu no nosso quarto. Não quero dizer que se tivéssemos hipóteses já a teríamos colocado no quarto dela, não é nada disso. Aliás este tema só foi abordado agora porque tem mesmo de ser, porque na casa nova, a cama dela de grades não cabe de todo no nosso quarto. É uma daquelas converteis e é enorme (não!! ainda não fizemos a mudança dos moveis).
Assim, estes dias a Lara tem estado a dormir na cama de viagem e até esta sexta-feira tinha estado no nosso quarto.
Acordámos portanto numa mudança gradual e se algo corresse menos bem, tínhamos o Domingo para dormir (pensámos nós).
Assim, de sábado para domingo colocámos a cama de viagem no quarto que já é dela, mas que neste momento só tem o roupeiro, uma cadeira e brinquedos. Chegámos a casa e a Lara já vinha a dormir no carro, foi só deitá-la e esperar... E, acordou de hora a hora a chorar L por vezes até estava já de pé quando eu lá chegava. E as 4 da manhã decido já bêbada de sono: “ela vem dormir connosco, quero dormir um bocadinho....”
Dormimos os três, a Lara muito bem e nós digamos que dormimos, embora cada um na ponta da cama, e com uns pezitos na cara, umas cabeçadas...enfim, dormimos.
Domingo para mim foi de cair para o lado. Fomos almoçar à casa da minha sogra e jantar à casa da minha mãe, portanto dormir para mim zero. Claro que ao final do dia estava de rastos, já nem estava a dizer coisa com coisa.
Uma vez mais, chegámos à casa, e a Lara já vinha a dormir. Demos-lhe um biberão de leite e caminha com ela. Achei que o quarto estava demasiado frio, ligamos o aquecedor deixámos a porta entreaberta e voilá, choramingou duas vezes durante a noite e foi só.
Até tinha tido receio que a noite ia ser mais uma em claro, porque ontem ela passou o dia a espirrar e com ranhoco no nariz, e mas não, esteve bem. Sucesso portanto.
E agora perguntam vocês, e quando ela não entrar em casa a dormir...Bem, o nosso Baguinho de Arroz ainda adormece ao colo, pois é, ainda. Logo, quando ela é colocada na cama está a dormir mesmo e funciona como estes dois dias. Não antevejo problemas, mas se aparecerem cá estamos para resolve-los.

terça-feira, abril 24, 2007

as noites e a casa nova

Como já tinha dito, já estamos definitivamente na casa nova, embora muitas das coisas grandes (móveis portanto) ainda estejam na antiga. A Lara tem dormido no nosso quarto, na cama de viagem. Porquê no nosso quarto, bem no quarto dela ainda não há quase nada, e como dormia connosco na outra casa....não tinha pensado nisso senão agora mesmo....
O nosso Baguinho de Arroz adormece por norma ao colo (ou adormecia...)Estes últimos dias as coisas não têm sido fáceis, pois nem ao colo adormece. Dá voltas, e voltas, e voltas e chora, muda de posição... Deito-a connosco, no meio de nós, e rebola, dá voltas, chora...até que finalmente, quando já estamos os três estafados, finamente adormece...ontem já passava da meia-noite e meia. No meio de isto tudo, pensamos, será os dentes, será calor, será do leite...
A questão do leite. A Lara já bebe leite do dia e nós escolhemos o meio gordo porque lá achamos que devia ser menos pesado no estômago do que o gordo. Mas o nosso Baguinho de Arroz ficou com muitos gases, e as vezes parece que tem umas dorzitas na barriga. Além disto tudo, ela não gosta muito do sabor do leite e eu acrescento um bocadinho de açúcar ou papa no biberão (shame on me!!), em 300ml coloco uma colherzinha de café (não é muito). Mas mesmo assim eu acho que conscientemente ela não gosta do leite, porque só bebe bem quando está a dormir... Hoje tomamos a iniciativa de lhe dar de manhã, ás 6h30m (hora horrível para acordar) leite do dia mas magro. O resultado gustativo é o mesmo, bebeu metade do biberão, e agora resta saber qual o resultado a nível de barriga.
Não queria deixar de lhe dar leite porque acho que faz falta...e à hora que a levo de carro até à ama, acho importante já ir com o leitinho tomado. Vamos ver como corre.
Bem, para quem não escrevia, agora tá difícil parar...

14 meses

Já passaram 14 meses!.... Como é que já passou tanto tempo!!! E que linda que está a minha menina (sim muita baba :-p) Ás vezes dou comigo espantada com o que ela já evoluiu. Parece que foi ontem que era tão "piquenina" ....
Vou-me lembrando de coisas para escrever aqui e cá vai mais uma: Fixação por sapatos. Quando chegamos a casa, tiramos os sapatos e calçamos os chinelos. Pois a Lara vai em direcção ao local onde estes estão e diz: PÁ (sapato) E com o pezito dela tenta calçar o primeiro que vier à mão. Depois dizemos-lhe "não, Lara, esses são da mãe, tu já tens os teus nos pés, mostra lá... Esta parte é quando ela tenta levantar uma perna (para mostrar o sapato) e ficar apoiada na outra e quando não se segura, já se vê o que acontece...
Ah, mais palavras que me lembrei:
IÁ - olá
IMH-A - tia (entenda-se o IMH como um "im" vindo do nariz, muito giro de se ver)
NA-NA-NA - não-não (esta é a palavra que mais ouve: não, não Lara, não mexe)
Bem, e são as que me lembro...
E para terminar um pedido de desculpas: Sou uma gaja que não existe, esqueci-me que fazia 1 ano de casada este Domingo, grande falha. Desculpa :-s

quarta-feira, abril 18, 2007

a menina dos limões

Passado este tempo todo de intervalo, cá estou de volta a actualizar o blog. Vão perguntar se há razões para a ausência, e realmente a “falta de tempo” é sempre a culpada, mas a verdade é que a vontade de escrever não tem sido muita e as duvidas sobre o blog em si têm vindo à minha mente, e passo a explicar: Se por um lado vou informando sobre o desenvolvimento do Baguinho de Arroz a quem está mais longe e às novas amizades que tenho criado por aqui, o facto é que os acessos despropositados e os comentários de entidades comerciais têm surgido. Isso chateia-me e não tem nada a ver com o propósito do blog. Pensei em varias soluções e uma delas a colocação de password de acesso, ou mesmo terminar com o blog. Nada disto esta decidido e para já vou actualizar as ultimas noticias do nosso Baguinho de Arroz, tal como já foi “reivindicado” (sim Ana, és tu mesmo :-) ).
Começando pela festinha do primeiro aniversário (24/2), foi celebrado em família, e não podia faltar o bolo de Aniversário da Célia (cuja foto ainda não tenho para colocar aqui, grande falha, eu sei). A festa já foi na casa nova, aproveitámos para “apresentar” a nova casa, já com melhor aspecto (leia-se: terminada).
Tal como tinha anunciado à uns posts atrás, em Março estivemos de férias, do outro lado do Atlântico durante uma semana... sem o nosso Baguinho de Arroz. A despedida foi um pranto terrível, meu claro! O primeiro telefonema de lá para aqui, nem consegui dizer nada, mas depois as coisas foram melhorando. As saudades, mais que muitas. Imaginem que levei gravado no telemóvel um bocadinho da voz dela. Gravei na noite anterior, e quando tinha muitas, muitas saudades, passava a gravação, e era suposto ficar melhor....enfim já passou. As férias em si foram boas, país diferente, muito sol, praia, e descanso. Soube bem estar a dois, já lá ia algum tempo...
Em relação a progressos, o nosso Baguinho de Arroz já anda sem apoio e sem ajuda. Iniciou as voltas aventureiras na sala e cozinha da casa da minha mãe no dia 3 de Abril e daí em diante já ninguém a pára. Agora anda até quase cair para o lado de cansada.
E cá está ela com os limões, “cheiram tão bem...”.












Nova contagem de dentes, os que tinha adormecido estão agora de fora, ainda que não totalmente, e é o suficiente para uns rabitos mais vermelhos e uma irritabilidade (mais que o costume, sim :-) ) Portanto 8 dentes. Está numa fase que se chateia com tudo, aborrece-se rapidamente de todos os brinquedos, e tem um fascínio por portas e gavetas.
A comida, temos os eleitos, banana e queijo...é uma loucura. Já come da nossa comida, come uma pouco de tudo quase sem restrições, mas continuo a dar-lha a sopinha com peixe e com carne. Conclusão, ela “dá umas braçadas na nossa comida”, come alguma coisa, espalha o resto e no final dou-lhe sopinha e fruta. Se calhar na idade dela já era suposto ter outro tipo de alimentação, mas decidimos assim porque, ela já de si é um bocadinho difícil para comer, chateia-se de estar ali sentada, temos de a estar sempre a entretê-la, e depois ficava sempre na dúvida sobre a quantidade que comia dada a comida que anda pelo chão e pelas mãos e pela cabeça e etc. Quando tiver mais controlo sobre a comida logo vejo se deixo de dar a sopinha. Dia 5 vamos à pediatra e veremos o que ela diz.
Já diz muitas coisinhas mas para ela é mais fácil gritar “DÁÁÁÁÁ!!!!! e apontar para o que quer. Nós, com a calma possível, depois de um dia de trabalho, lá vamos insistindo “dá o quê? PA-TO” e lá vai dizendo “pa-tmh”. Entenda-se o “tmh” como um som que vem do nariz, com a boquita fechada.
E em relação às palavras já temos:
PÁ – pai (que serve igualmente para quase tudo o resto, deve ser fácil de dizer...)
MÃMÃ – sou euzita mesmo
TÁ – já está
DÁ – verbo “dar”, normalmente dito aos berros e com o dedo espetado a apontar para algo.
PÁ-TMH – pato
BÁ-BÁ – é quando quer imitar o meu pai que diz “mau-mau”.
Agora não me lembro de mais. Normalmente quando está acordada, está sempre a “falar” e a andar de um lado para outro. Se a deixamos de ouvir é porque está a mexer em algo que não deve...
Já nos imita com tudo o que fazemos. A mais gira de todas é perguntar “como faz o avô da cachopa?” e ela começa a tossir propositadamente, como que a dizer “ele faz assim...cof-cof”. Muito giro mesmo.
Para terminar, que isto já vai longo, quero registar que estamos “acampados” na casa nova desde domingo passado dia 15. Porquê acampados, porque não temos quase nada, ainda não contratámos alguém para a mudança. Sim, nós é costume fazer tudo ao contrario. Mas sabe tão bem ter espaço, a luz do sol na casa de banho, uma cozinha onde cabemos todos, um quarto para a Lara, muitos roupeiros para pôr as roupitas, enfim pequenos nadas que fazem a diferença nas nossas manhãs atribuladas. Na primeira noite que lá ficamos, como era um sitio diferente, a Lara esteve um grande tempo a apontar para as diversas coisas e a exclamar “AH!!” de admiração. Mas como era tudo novo para ela, cada vez que olhava para algum lado lá exclamava AH!! e esteve assim um grande bocado até se esgotarem as coisas para ver....
Um beijinho especial às nossas assíduas e fieis visitantes. Tento sempre comentar os vossos cantinhos, mas nem sempre é possível.