baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

quinta-feira, março 16, 2006

A amamentação – Parte IV e ultima

Decidimos então que tínhamos que tentar procurar a ajuda de um pediatra. Primeiro estava a Lara. Se ela tinha fome, isso era insuportável para mim. Queria ter a certeza que ela estava bem. A angústia de não saber se estava bem, estava a levar-me à loucura.
Desde que ela nasceu que estávamos à espera da marcação da consulta. Mas a pediatra, para nosso azar, tinha ido férias. Quando fiquei com febre, decidimos verificar se já tinha chegado. Ligamos no Domingo à noite e a Pediatra foi muito atenciosa. Contei-lhe os nossos problemas e ela deu alguns conselhos pelo telefone. Como já tinha experimentado quase tudo o que me tinha dito, ela achou melhor irmos ao consultório na segunda-feira à noite para observar a Lara. Iria atender-nos no final das consultas.
Finalmente na segunda-feira, decimo dia de vida da Lara, lá fomos. Estupidamente enquanto estávamos na sala de espera, o meu pensamento era: "Se tenho de dar de mamar aqui, que vergonha vai ser. Não consigo evitar contorcer-me com dores e fazer uma cara de quem esta a sofrer. O que irão pensar estas pessoas".
Nunca se viu uma mãe a dar de mamar com cara de sofrimento. As imagens que temos são de mães perfeitas a dar de mamar e com um ar feliz. Eu não ia ser capaz. Mas mais uma vez a Lara não acordou.
Quando finalmente fomos atendidos, ao contar a minha aventura, não pude evitar chorar. Sentia-me mal, triste e desesperada por ajuda. Ela observou-me e meu peito estava num estado que segundo ela já não via a algum tempo. Com a agravante que estava infectado, com puz e a menina não podia continuar a alimentar-se num peito que estava infectado. Poderia ela própria contrair uma infecção.
A Doutora observou a Lara e concluiu que estava muito bem. Com dez dias de vida já tinha quase recuperado o peso de nascença (faltavam 20 gramas). O que se conclui que não passou mal estes dias todos. Se teve alguma fome, teria sido quando tive febre e a produção de leite baixou.
E eis que ao décimo dia acabou-se a amamentação.
A partir dali a Lara teria de ser alimentada a biberão. E lá fomos comprar a lata de leite. Quando lhe demos o biberão pela primeira vez, ela estava como sempre meia adormecida. Mas assim que sentiu o leite na boca, abriu muito os olhos e bebeu com uma vontade tal que chorei. Mas desta vez com alívio e alegria. Desta vez ela estava a alimentar-se. Não ia ficar na dúvida e na incerteza se estaria a passar fome ou se estaria bem.
Fiquei triste comigo. Achei que era uma desilusão como mãe. Não tinha conseguido amamentar a minha filha.
Agora a Lara já tem quase três semanas. Tenho tentado ignorar este meu sentimento de culpa e incompetência que me assola o coração. É bom saber que está a aumentar de peso e está bem de saúde (hoje está um bocadinho constipada).
Tenho a sorte de ter o melhor marido do mundo, que se levanta de manhã para ir comprar as coisas que ia pedindo na esperança que as coisas melhorassem. Que não me deixava fazer nada em casa enquanto estive com esta aventura da amamentação. Sem o apoio dele de certeza que teria talvez mergulhado numa depressão. A ele, o H. o meu obrigado por existires na minha vida.

6 Comments:

Blogger ~Su~ said...

Entendo-te MUITO, MUITO bem... que desespero, quando passados 3 minutos a minha Lara adormecia e não mamava mais... e eu despia-a e fazia-lhe cócegas e apertava-lhe os pés e nada... *suspiro* É duro! Acabei de reviver tudo aquilo que se passou comigo... passo a vida a dizer que no segundo filho tudo será diferente... como se isso aliviasse a minha "culpa". Mas eu sei que tu, como eu, fizémos tudo o que pudémos... somos as melhores mães que as nossas filhas poderiam ter, pois amamo-las como mais ninguém!

FORÇA, SANDRA! E beijinhos à tua Lara :)

Beijos,
Su

12:25 da manhã  
Blogger Lau Tavares said...

Olá outra vez!
Tal como sabes a aventura da amamentação para mim foi nula... Também me senti assim frustrada e que seria a pior mãe do mundo... Simplesmente no Hospital espremeram-me o peito como se fosse uma vaca que tinha de dar leite, até que me magoavam e eu gritava com as enfermeiras... eu simplesmente parecia o deserto, liquído não existia... fizeram-me sentir miserável o pior ser humano..."Não tem leite o quê deixe cá ver isso!"
A minha Ritocas nunca teve direito a nada senão aqule primeiro líquido que sai, que normalmente chamam soro. Tive que me habituar desde a primeira hora que iria ser biberão e que amamentar não era possível.
Vim para casa triste e desesperada, continuei a tentar dar peito durante 15 dias mas como tinha consciencia que não saía práticamente nada dava--lhe leite adaptado! No entanto também eu cometi um erro fatal... seguir à risca a indicação das latas de leite...
Pois é, também quando a Ritinha nasceu a pediatra estava de férias e a primeira consulta foi só com 15 dias. Foi nessa altura que descobri que durante todo aquele tempo a minha filhota chorava mas com fome, porque ela até tinha apetite para beber 120ml de leite eu só lhe dava 60ml... Conclusão naquele instante deixei de me sentir uma vaca leiteira falhada e comecei a sentir-me uma burra assumida...
Até que o tempo foi passando, as hormonas acalmaram e então comecei a pensar um pouco mais racionalmente e conclui que eu não era a Arca de Noé, para ter tantos animais dentro de mim... Era uma nova mãe que estava a fazer o melhor que sabia para tratar da sua filhota! Nós mães somos uns seres muito tontos e que simplesmente Amamos muito os nossos Filhos! Beijos e acredita que tu és , tal como eu, uma das melhores mães do mundo.
Obrigada pelo teu Blog!

1:56 da manhã  
Blogger Margarida said...

Olá

É a 1ª. vez que comento no teu blog, mas achei que desta vez devia :-)
Fiquei com imensa pena da tua experiência, que realmente devia ser unica e maravilhosa e no teu caso não foi.
Quando eu tive a minha 1ª. filha passei pelo mesmo que tu, quando li lembrei-me desse periodo que para mim foi terrivel, ela nasceu de 36 semanas e com 2.670, a minha filha mamou biberon na 1ª. noite, quando a trouxeram ela não agarrou no mamilo, desesperei, na maternidade não me ajudaram, disseram que ela tinha que mamar de 2 em 2 horas desse por onde desse, em casa eu tinha que por o despertador, ela não acordava.
Usei mamilos de silicone, comprei 2 bombas...nada resultava, ela adormecia na mama, eu espremia o leite para a boca dela, chorei baba e ranho, não era nada do que eu estava a pensar que iria ser, até que o pediatra com 15 dias me mandou dar-lhe suplemento.
Hoje passados 6 anos a Catarina é super saudavel, está acima dos percentis em tudo, veste roupa de 12 anos, esteve muito poucas vezes doente e adora a mãe.
Na 2ª. gravidez informei-me imenso,quando a Margarida nasceu não deixei que dessem suplemento, amamentei logo desde o inicio, acho que aí está a diferença.
Correu tudo muito bem e amamentei até aos 7 meses.
Não te sintas mal com o que aconteceu, não é por isso que és pior mãe muito pelo contrario, estás a fazer o melhor para ela e neste momento o melhor é ela ser alimentada a forma como é secundária.
Mima-a e ama-a muito, isso é que importa e para um proximo(a) filho(a) que tenhas aposto que vai ser muito mais facil.
Muitas felicidades para vocês.

bjs

1:33 da tarde  
Blogger Tulipa said...

Olá, é a primeira vez que comento no teu blog.Primeiro, parabéns pela tua menina é linda. Eu ainda não passei pela fase da amamentação, estou grávida de 29 semanas, mas tenho pensado muito nisso. Acho que não te deves sentir mal, fizeste tudo e mais alguma coisa. Com leite de mama ou leite de lata o importante é ela estar bem. Como diz a fisoterapeuta das aulas de PPP, "Mais vale um biberon com carinho que uma mama em sofrimento". Bjs e felicidades

3:58 da tarde  
Blogger Marta said...

Olá Sandra!
Que ângustia...
Nem quero imaginar aquilo por que passaste !

Felizmente vivemos numa era e num pais em que se pode amamentar uma bebé com leite artificial feito o mais parecido possível com o leite materno.
Não te sintas culpada. O importante é teres a tua menina bem alimentada e saudável.
Eu amamentei em exclusivo o André até aos 3 meses (ainda o faço, mas não em exclusivo), e se queres que te diga a verdade, estou um bocadinho arrependida. É verdade, o meu filho desde que começou a mamar suplemento é muito mais feliz, e o meu leite não acabou, como eu pensava que ia acontecer. Acho que até aos 3 meses ele passou fome, porque eu deixei :(


Beijinho, e tudo de bom para ti e para a Lara

4:10 da tarde  
Blogger Horas Vagas said...

Ó, Sandra... como te compreendo. Leste o que escrevi sobre amamentar? Compreendo a frustração, o desespero e a tristeza. :-( Também chorei muitas vezes.
Hoje só dou mama mamada sim, mamada não e nunca fica satisfeita. Está ali 4/5 minutos e chora... com fome. Depois, biberon.
O que interessa é que eles cresçam fortes e seguros, saudáveis e perto de nós. Com ou sem mama. Mas até isso nos tranquilizar, ficamos sempre com um nó na garganta.

11:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home