baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

segunda-feira, agosto 13, 2007

Tempo de actualizações

Voltando de mais uma ausência sem escrita por aqui, vamos a mais umas actualizações do nosso Baguinho de Arroz.
É importante deixar o primeiro dia de praia registado, nem que sejam só palavras... (a mãe esqueceu-se da máquina em casa da avó, devido ao stress...)
Foi no sábado dia 5/8/2007.
Chegados à praia, a Lara ficou muito admirada e contente ao ver o mar. Ainda estava sentada no carrinho e para já estava a gostar. Descemos (nós e a tralha toda...) e decidi descalçar a nossa Baguinho de Arroz e coloca-la na areia (grande asneira!!) parecia que tinha molas, a trepar por mim acima...
Tive de a levar ao colo e mante-la ao colo enquanto estendia a toalha. Ah! na toalha é que se está bem...
Sentadita na toalha, sem querer coloca a mão na areia, olha para a mão com ar de nojo e pede-me ajuda para a limpar... Portanto, primeiro contacto com a areia, péssimo.
Tentei leva-la até junto da água, baixei-me e molhei-lhe os pés, mas também não gostou nada...mantinha-se na segurança do colo.
Então, decidimos armar o “estaminé” da piscina, do balde, da pá, do regador e dos moldes para fazer bolos. O pai foi buscar agua para encher a piscina e lá esteve a Lara na segurança da toalha (que já tinha levado a mais a pensar nisso) e a chapinhar na agua que estava à frente dela. Ela já faz isto muitas vezes na casa da minha mãe, no quintal, num alguidar com agua e ela a chapinhar à vontade.
Acabou por a pouco e pouco, por ir molhando a toalha onde estava e a ela própria. O pai e a avó T. ajudaram a fazer uns bolinhos de areia...e lá foi a pouco e pouco colocando um pé na areia molhada, e depois outro...mas voltando sempre à segurança da toalha.
Acho que se estivéssemos um pouco mais tempo as coisas tinham-se composto. Mas mesmo assim foi um fim de tarde muito agradável (apesar do meu stress e mau humor).
Esse foi também o fim de semana que decidimos que estava na hora de transportar a Lara virada para a frente (no carro). Porquê, porque ela já está muito comprida e finca os pés nas costas do banco e faz força para se esticar...e eu acho que vai ficar melhor assim. Pronto já disse, eu acho.
Ela até agora tinha andado sempre virada para trás. O que para mim era também um “problema”, porque ao adormecer tinha de ir colocar a cabeça dela encostada no banco, colocar uma fralda para segurar a cabeça...etc. Tinha pensado cumprir o máximo de tempo as recomendações da APSI e mante-la até aos 18 meses e/ou 9kg virada para trás. Pois ela já chegou (quase) a esse patamar e acho que foi uma boa decisão. Ficou tão contente por nos ver ali, no banco da frente que passou a (pequena) viagem que fizemos a dizer “ó-ah” (olá). Dizia “mãe, pai” e apontava para nós. Foi muito giro.
Agora estão a pensar...mas ela ainda não tem os 18 meses....pois não, vai fazer “prá-semana”...mas tá decido.
O meu único senão está no trajecto de casa para a ama, de manhã e à noite, onde ela tem de ser transportada num 2 lugares (é o que há, por enquanto). Se por um lado está bem melhor assim, por outro não deixo de pensar que está no banco da frente.... Mas a cadeira em questão parece-me bem mais segura assim do que virada para trás. Isto porque para fazer altura de modo a dar alguma estabilidade e inclinação à cadeira, utilizava uma lista telefónica ou uma manta dobrada por baixo (o engenho dos portugueses em acção). Aqui (no 2 lugares) há a questão das multas...ainda não consegui determinar se o código da estrada permite andar com a menina no banco da frente, contrariando o que diz a APSI.

Ainda nesse fim de semana, fomos tentar comprar uns varões para os cortinados (não, ainda não tenho, isso e muitas outras coisas).
Não havia razão para não levar o Baguinho de Arroz, ela no hipermercado até se porta bem.
Pois, mas ali, encostei-me a uma prateleira a olhar para o chão do corredor e vejo a cena....Uma almofada no chão, a cabeça da Lara na almofada deitada no chão.... Entre gritos e saltos e andar com a almofada de um lado para o outro, pensei...Tinha prometido a mim mesma (há muitos anos) que um filho meu não ia fazer cenas destas...Houve algo que me escapou...

Este fim de semana, fomos tentar novamente. Podia ser que o espetaculo dado em publico se devesse a um acesso momentâneo de traquinice... Mas não, desta vez foi igual, ou pior... Com a desvantagem que desta vez havia de ter de comer em publico e não gostou nada das almondegas. E quando fui novamente para a fila, buscar uma sopa, ouvia-a a gritar e chorar em altos berros MÃÃÃÃ. Grande birra que o pai aturou enquanto tive ausente. Depois lá comeu a sopa e o iogurte... mas nem comprámos nada de jeito nem vimos nada como deve de ser....

As boas noticias são que vamos ter férias, ena! São pequenas, de 15 a 19, mas já dá para mudar de ares, descansar um pouco e esquecer que existe trabalho.
Está mesmo a fazer falta...tá quase.

Etiquetas: