baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

terça-feira, fevereiro 14, 2006

o hospital

No mesmo dia do CTG, pedi para fazer uma visita às instalações do hospital. Já lá estive a "morar" uns tempos na Ortopedia, mas à maternidade nunca fui. Fiquei um pouco desiludida com as condições. É tudo muito velho e pequeno. Dum lado tem uma enfermaria onde ficamos com os bebés, em quartos de 2 pessoas ou em quartos maiores que têm 4 ou 5 camas. A privacidade ali vai depender da quantidade de mamãs que estejam internadas na mesma altura que eu.
O chamado "bloco de partos" tem uma sala de dilatação (que espero não usar) com 4 camas e o local propriamente dito onde a acção acontece tem 2 macas. Claro que isso significa que o pai pode não poder assistir ao parto se tivermos duas em trabalho de parto ao mesmo tempo, o que me deixou um pouco triste. Estava realmente a contar com o apoio do meu H.
Em conversa com a enfermeira que me fez a visita guiada, pareceram-me receptivos em respeitar os meus desejos de ter uma parto o mais natural possível, e isso já foram boas noticias. Mas foram as únicas boas noticias que tive daquela visita.
Agora podem perguntar: "porque não vais para outro local?" O primeiro motivo é a comodidade, este hospital fica muito perto de casa, quase que dá para ir a pé. O que vai facilitar as visitas do pai H. que é importantíssimo.
Depois existem os motivos de convicção e de esperança que as coisas possam mudar em Portugal. Já devem estar a pensar "está maluca!!". Pois, se calhar estou. Mas gostava de pensar que estamos a caminhar no sentido de um serviço nacional de saúde onde se respeite a vontade das mulheres e que as deixem participar activamente no momento mais fantástico das suas vidas, que é dar à luz um filho. É minha convicção que as unidades de saúde cada vez mais se irão assemelhar ao que já existe noutros países. Ou seja, proporcionar uns momentos de calma, privacidade, na companhia de quem escolhermos, num momento tão importante como este.
Neste sentido a MAC de Lisboa (passo a publicidade), na minha opinião, deu um salto em frente na tentativa de mudança na forma como se encara o parto. Ainda com algumas limitações, talvez devido à falta de espaço ou à falta de verba...não sei. Para mim é positivo ver um local, que tem uma tradição secular no que trata aos nascimentos dos lisboetas, a fazer um esforço para mudar e ir de encontro ao que acima disse.
É obvio que se as coisas correrem menos bem ou se as mamãs quiserem um tratamento puramente hospitalar, aí sim teremos os meios à disposição para atender esses casos.
Cada pessoa é diferente, e parece-me acima de tudo cada uma tem uma palavra a dizer no que toca à escolha do tipo de parto que desejaria. É claro que tudo tem de ser feito dentro do limite do razoável. Mas, pelas leituras que já fiz, a conclusão a que chego é que uma mãe sabe instintivamente o que fazer numa altura tão importante como esta. Dar à luz um filho mexe connosco de uma maneira que desperta em nós um sentimento único. Devia ser possível dar oportunidade a cada futura mamã, de explorar o que sente, num ambiente não evasivo, na companhia de quem quisermos.
Xi!!! Já escrevi demais. Se isto fosse na tv, já tinham feito zapping.
Mas agora já disse o que me vai na alma. Seja como for, apenas anseio que corra tudo bem, que a minha Baguinho de Arroz venha com saúde e se o parto não for como gostaria, paciência, pelo menos tentei dar o meu contributo para alterar um pouco as coisas.

2 Comments:

Blogger Marta said...

Acho que tens toda a razão. Gostei muito de ler. E não fiz zapping :)

Beijinho grande

5:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também não consegui fazer zapping!

Admiro-te muito pela tua calma e tranquilidade em transmitires o que te vai na alma. E assim tens conseguido "levar a água ao teu moinho".

Um beijo de grande admiração!

4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home