baguinho de arroz

Este blog é dedicado a um baguinho de arroz que cresce na minha barriga e encanta uns papás de 1ª viagem... >24/02/2006 O baguinho de arroz já cresce fora da barriga da mãe, mas continuamos a ser uns papás estreantes e encantados.<

quarta-feira, novembro 08, 2006

Dormir

Desde o ultimo post não têm acontecido muitas coisas novas. Temos mais do mesmo, ou seja, Lara super-hiper-mexida, só quer estar de pé e já se tenta equilibrar sem estar agarrada a nada. Não está sossegada um segundo, só a dormir e mesmo assim ainda se mexe um bocadinho, pois tenho de a tapar durante a noite. Para adormecer é que é mmmuuuiiiitttooo difícil. Para quem acompanha os (pouco frequentes) posts deste blog sabe que o nosso Baguinho de Arroz desde muito cedo que dorme as noites inteiras sem acordar. O adormecer é que foi sempre um problema. Quando ainda não se sabia virar de lado, o ritual era esfregar a cara, e dar “murrinhos” na cabeça. Tínhamos de segurar-lhe as mãos para não se arranhar e estávamos ali um bocadinho até ela ficar mais sonolenta e parar de bater a si própria. Mas o que me parecia um adormecer difícil na altura, agora até me parece muito bom comparado com o que se passa agora. Conforme a mobilidade dela foi aumentando, as coisas foram se complicando. Até que agora, assim que a colocamos na cama, parece que tem molas, é num instante enquanto fica de pé.
Durante e após a gravidez tentei ler algumas coisas sobre estas coisas da rotina de dormir, pelo que sempre tentei que a Lara criasse desde cedo “bons” hábitos. Tentei também não a habituar a dormir ao colo o que até à pouco tempo consegui. A verdade é que por vezes estou a tentar que durma na cama dela, mas ela consegue vencer-me pelo cansaço. Chego a estar quase uma hora e nada de adormecer. Ás vezes parece que está quase e de repente levanta-se e começa a “falar” ou mais frequente a gritar. Volto a ir lá ao pé dela, deito-a de novo, falo com ela baixinho, dou beijinho....Mas a verdade é que nos últimos dias tenho optado por finalmente pegar nela, sentar-me na minha cama e adormece-la ao colo, o que por acaso é num instante, em 5 minutos está a dormir, ás vezes em menos tempo.
Já li algures que não se deve colocar os bebés na cama se nós acharmos que ainda não têm sono. Pois sim, aliás, nem vale a pena tentar com a Lara, pois ela faz questão de berrar bem alto informando claramente que não está preparada para dormir. Isso significa que não consigo deitar este Baguinho de Arroz inquieto, menos as 22h30 / 23h00. Nem me atrevo a dizer isto à Pediatra, tenho noção que não são horas para ela estar acordada. Mas isto se calhar também tem a ver com o facto de os nossos jantares serem algo tarde 20h30 / 21h00. Pois não tenho daqueles empregos das nove às cinco, o que é pena. Mas voltando aos sonos, isto também se agravou a partir do momento que a Lara foi para a ama. Parece-me que durante o dia, ela é adormecida ao colo para dormir as sestas. Tentei explicar subtilmente que seria melhor se ela não tivesse esse hábito, porque depois em casa à noite ia ser mais complicado. Agora ela tem estado na casa da minha mãe, porque a ama partiu um pé. Ou seja, na casa da avó os mimos são mais que muitos, mas mesmo assim tenta-se que ela adormeça na cama por si. Tenta-se, disse bem, mas é difícil. Não sei muito bem o que fazer. Obviamente que gosto muito de a ter no colo a dormir, é linda, dou-lhe muitos beijinhos, falo com ela, adoro tê-la junto de mim. E racionalmente sei que se calhar estou a fazer asneira. Mas pensando bem, que mal tem ela adormecer ao colo? O pior é para mim que não estou um bocadinho com o meu H. Isto porque normalmente acabo por ficar também eu a cair de sono e adormeço logo que coloco a Lara na cama dela. Mas as questões não param de surgir na minha mente, será que isto tem implicações de futuro? E quando tiver que dormir no quarto dela sozinha? Não quero que seja uma mimada dependente de colo para dormir até ser grande. Será que estarei a enveredar por um caminho errado? Uma coisa é certa, estou a tentar fazer o meu melhor, seguir o meu coração, tentar transmitir-lhe todo o amor que sinto por ela.

1 Comments:

Blogger adonadacasa said...

O colinho nunca fez mal a ninguém, depois passa-lhe!
Bjs
acasadocuca.blogspot.com

9:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home